Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


domingo, 6 de fevereiro de 2011

Confraria III - Toro D'Oro

A última quinta foi mais uma noite de reunião enogastronômica da Confraria Amigos de São Lourenço.
A cozinha desta vez ficou por conta do Samuel, com direito a show pirotécnico.

Lampejos piromaníacos a parte, o rango foi de primeira.


Lá pelas tantas chegaram os bikers em trajes de gosto duvidável.

Mas vamos ao que interessa - os vinhos.
Esta noite tivemos uma degustação de vinhos da linha Toro d'Oro, da Viña Requingua, do Vale de Curicó, Chile.


Toro D'Oro Reserva Sauvignon Blanc 2009
Cor amarelo palha clara, brilhante. Aromas discretos, cítricos. Corpo leve, sem muita complexidade, mas com acidez gostosa. Desceu fácil. As mulheres gostarm muito, com exceção da Carla, que parece ter um gosto mais "masculino".
Classificação: bom.






Toro D'Oro Reserva Chardonnay 2009
Cor amarelo citrino, bonita e reluzente. Aromas de média intensidade, com maça verde e notas florais. Na boca, deixa impressão de frescor, com acidez refrescante, com tom floral acentuado. Final curto, mas agradável.
É um vinho "bonzinho".
Classificação: bom.





Toro D'Oro Gran Reserva Carmenere/Cabernet Sauvignon 2009
Para a maioria dos confrades, a estrela da noite. Agradou muito. Cor rubi escura, brilhante, com lágrimas abundantes, finas e lentas. Aromas intensos,  com cereja e baunilha. Madeira presente, deixando uma impressão de untuosidade no nariz. Na boca, taninos ainda um pouco agressivos, mas sem incomodar. Bem equilibrado, acidez e álcool redondinhos. Final longo.
Classificação: muito bom.





Toro D'Oro Gran Reserva Syrah/Cabernet Sauvignon 2008
O vinho é bom, bem equilibrado e tal, mas deixou a desejar frente ao vinho anterior. Como não ofereceu nada a mais que ele, não nos pareceu uma boa compra em se encontrando o corte com Carmenere, que tem o mesmo preço (30 reais).
Classificação: bom.



Toro D'Oro Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2008
Um vinho bem interessante. Apesar de manjada Cabernet, fugiu um pouco da receita fruta+madeira, investindo em um vinho mais fresco, frutado e com uma acidez um pouco mais acentuada que encontramos geralmente com esta uva. A madeira não foi a estrela, apenas um adjuvante para amaciar os taninos. Um CS bem gastronômico. Uma delícia. O consenso geral dos confrades foi de eleger o corte Carmenere/CS como o melhor da noite. Eu preferi este.
Classificação: muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...